sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Chuta que é Macumba?


Imagine uma mãe com um filho internado em estado grave. Ela se dirige a uma igreja, acende vela para seu santo de devoção e uma vela para o anjo da guarda. Ou uma mãe neo-pentecostal na mesma situação, após várias orações, consagra um óleo e o mantém perto de si e de seu filho na esperança da cura. Eu acabei de ler esta situação, pensei e a Mãe umbandista? Ela faz seu Amalá.
Muitos que chegam para conhecer a Umbanda pela primeira vez estranham, nãoentendem e até acabam por emitir comentários negativos sobre a nossaReligião devido ao uso de matéria nos trabalhos. E esse Amalá? Amalá é uma entrega que se faz, onde podem ser utilizados como material de feitura, comidas e bebidas, e eles tem a propriedade de um grande campo de força.Amalá não é "dar de comer a espíritos", já que eles vão utilizar somente a força vibracional desses elementos para criar uma proteção, um escudo ou uma maneira de guiar "suavemente" a pessoa que está ofertando esse "presente". No amalá são utilizados elementos que vibram na sintonia dos espíritos ou Orixás, onde são adicionadas a força do médium, dos Orixás regentes e dos espíritos que aceitam e se compromentem a realizar o trabalho.Os Amalás para os Orixás devem ser feitos com elementos crus, já que Orixás são a natureza (reinos Cristalino, Mineral, Vegetal, Ígneo, Eólico, Telúrico, Aquático), portanto não faz sentido cozinhar um peixe para entregar ao ORIXÁ Ogum. Agora, para entidades espirituais (caboclos, crianças, pretos, Exús, Pomba-Giras, etc...) como são espíritos que uma vez tiveram a forma humana, esse tipo de entrega fica a escolha do médium, pois cozinhar um peixe ou entregá-lo cru, para um Caboclo de Ogum está perfeitamente dentro do contexto.Lembrem-se que Umbanda é magia, é manipulação de elementos naturais ou fabricados pelo homem. E um amalá bem feito e direcionado a uma entidade, ou Orixá certo, pode sim resolver o problema.Todo amalá deve ter um objetivo específico, não se faz amalá "a toa", e o termo utilizado para a feitura do amalá é “entrega”. Durante sua feitura, é importante saber que sua energia está sendo transmitida para ele. As vibrações do seu Orixá aumentam a energia do trabalho que será somada com a do espírito que for utilizá-la.A intuição deve fazer parte da construção de um amalá. Existem muitas receitas das entregas de cada Orixá ou espírito, mas elas não devem ser utilizadas como as únicas fontes de sabedoria, pois alguns elementos intuídos devem ser acrescentados nos amalás, desde que não fuja da vibração do orixá ou espírito ao qual se está fazendo a entrega. O médium só se tornará independente, ou seja não vai depender da orientação de um espírito incorporado, quando ele souber manipular os elementos que constroem um campo de força através do amalá. Fundango, ponteiras, pembas, etc., dificilmente devem ser usados em uma entrega, já que são elementos que tem outras finalidades dentro da Umbanda.As vezes, somente o ato de acender uma vela já é um amalá.

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