quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Meu Pai é Ogum




Ogum é o Orixá da Lei, e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.

Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos.

Ogum é Pai.

"Ogum é a força do Avanço, do Trabalho, aquele que está sempre na frente. Ogum foi quem ensinou o homem a forjar o ferro e o aço, representando a avanço, a tecnologia e as transformações que o trabalho propicia. Para Ogum a retidão, a verdade e a justiça são importantes, mas sua principal ocupação não é determinar o que é certo ou errado, e sim fazer prevalecer aquilo que julga certo, portando Ogum faz justiça com as próprias mãos, empreendendo e decidindo, jamais deixando para outros o que julga ser problema e domínio seu.

Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.
Os homens e mulheres que têm Ogum como seu Orixá de cabeça, vão ter comportamentos diferentes, de acordo com os segundos e terceiros Orixás que os influencia ajuntós (adjutores). De qualquer forma , terão alguns traços comuns: são conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande, a franqueza absoluta, chegando mesmo à falta de tato.

Ogum, sendo irmão de Exu, tem grande entrosamento com ele. Se Exu é dono das encruzilhadas, assumindo a responsabilidade do tráfego, de determinar o que pode e o que não pode passar, Ogum é o dono dos caminhos em si, das ligações que se estabelecem entre os diferentes locais.

Oxossi sendo irmão de Ogum aprende com ele a arte da caça, de abrir caminhos pelas florestas e matas cerradas. Foi Ogum quem ensinou Oxossi a defender-se por si próprio e a cuidar da sua gente. Ogum fez de Oxossi o provedor."



ORAÇÃO AO PAI OGUM

SALVE OGUM MEU PAI, SENHOR DOS MEUS CAMINHOS
SALVE MEU AMADO PAI OGUM, ORIXÁ GUERREIRO, DEFENSOR DE TODOS OS ORIXÁS
EMPRESTA UM POUCO DA TUA FORÇA DIVINA PARA QUE EU ENFRENTE OS MEUS INIMIGOS SEM MEDO, SEM RECEIO DE NADA.
MEU RESPEITADO PAI OGUM, MINHA VIDA SE TRANSFORMOU
QUANDO DESCOBRI QUE ERA TEU FILHO...
SÓ PEÇO HUMILDEMENTE QUE ACEITES SER MEU PAI E QUE FIQUES PARA SEMPRE AO MEU LADO
OGUNHÊ OGUM, OGUNHÊ PAI DOS MEUS CAMINHOS
TE RESPEITO, TE AMO, TEU FILHO SOU E SEREI INCONDICIONALMENTE
E AGRADEÇO A DÁDIVA DE SERES SENHOR DA MINHA CABEÇA E DO MEU CORAÇÃO
PROTEJE TODOS OS DESCENDENTES DA MINHA CASA, DO MEU SANGUE
FICA AO MEU LADO SENHOR MEU PAI OGUM
SALVE PAI, SALVE OGUM, DEFENSOR DO MUNDO MATERIAL E ASTRAL
SALVE MEU AMADO E RESPEITADO PAI OGUM
OGUNHÊ OGUM
OGUM OGUNHÊ



Filhos de São Jorge


Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails