segunda-feira, 13 de junho de 2011

A história do milagroso Bento do Portão...Conhece?


Nascido na Bahia, no dia 29 de janeiro de 1875, Antonio Bento viveu em Santo Amaro - SP como mendigo e curandeiro. Em troca de um prato de comida, um cigarro de palha e até mesmo uma bala, ele cortava lenha e carregava água para os moradores da região. Quando a fome apertava, sentava nos degraus das entradas das residências e logo recebia algo para comer – daí o nome Bento do Portão.

Homem simples e caridoso, Antonio Bento era querido por crianças e adultos. Mas, em uma manhã de 1917, antes mesmo de receber seu pedaço de pão e sua xícara de café trazidos todos os dias por uma moradora, foi encontrado morto próximo à entrada principal do cemitério de Santo Amaro. Pessoas da região afirmam que, sete anos após sua morte, ao ser feita a exumação de seu corpo, este se encontrava intacto, sem nenhum sinal de decomposição.

Muitos milagres são atribuídos ao santo. O primeiro deles ocorreu no dia dois de fevereiro de 1922 quando uma mulher, precisando amputar as duas pernas, pediu-lhe ajuda e teve seu desejo atendido, livrando-se da operação.

Antônio Bento tornou-se conhecido em Santo Amaro e até mesmo em outras cidades. Segundo o administrador do cemitério onde seu corpo está sepultado, aproximadamente 700 devotos visitam por mês seu túmulo. Sempre às segundas-feiras é organizado um terço e às terças-feiras uma novena para reverenciar sua memória, fazer pedidos, orações e render-lhes homenagens. Em seu túmulo podemos encontrar centenas de placas e fotos de graças alcançadas.

Um memorial, com cobertura e velário foi construído com doações de quem se diz agraciado. O espaço foi inaugurado em julho de 2002 e a movimentação diária de pessoas é grande. Para visitar o Memorial, basta ir ao cemitério de Santo Amaro, na Rua Ministro Roberto Alves, 186, que fica aberto diariamente, das 7h às 18h.

Uma oração, de autoria desconhecida, é propagada como forma de se pedir auxílio ao santo. Deve ser realizada uma novena, rezando-se essa oração:

Oração ao Glorioso Bento do Portão

Meu glorioso Bento do Portão
Alma caridosa
Que tantas graças tens concedido
Pelo sofrimento que passastes
Merecestes de Deus
O direito de prestar ajuda
Áqueles que a ti recorrem

Neste momento de angustia
De desespero e sofrimento
Me dirijo a vós
Me dirijo a vós
Como meu salvador
Meu consolo e benfeitor

Bento do Portão
Em nome do criador
De seu santo filho, Jesus
E do Espírito Santo
Rogo-lhe a graça
(Faz o pedido)

Sei que sou pecador
Mas neste momento sagrado
Quero pedir perdão
Para com minha alma limpa
Eu possa merecer esta graça
(Fazer o pedido e a promessa se obtiver a graça)

Prometendo também que
Se eu obtiver a graça
Serei para sempre
Devoto desta alma tão milagrosa
Que é Bento do Portão

Rezar 03 Pai-Nosso, 03 Ave-Maria, 03 Gloria ao Pai


2 comentários:

  1. Acordei com o pensamento nele, estranho... nunca pensei nisso... e resolvi entãoentrar no site para saber sobre sua vida e por coincidência me deparei que hoje dia 02 de fevereiro e aniversário de sua morte .... Aproveito então para rogar por ti
    Sr. Antonio Bento que esteja em paz e que ore por nos. pois omundo esta de dar medo

    Obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails