sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Umbanda é de graça?





Bom dia!
Eu não sou Pai de Santo, mas estou sempre em contato com diversos e hoje recebi um comentário que me deixou um pouco curioso e pensativo. Não defendo certas praticas, mas analisei pontos de vista!

E mais uma vez tenho uma postagem completa que me veio do nada a minha cabeça! Do nada não RS... Veio de algum lugar!

Eu acho muito interessante o ponto de vista da caridade, quem faz caridade recebe caridade, com certeza precisamos sempre ajudar e sendo de coração tenho certeza que tudo se multiplica se me entende bem, Eu vejo o Pai ou Mãe de Santo de diversas casas, por exemplo, sempre dispostos a ajudar levando sempre a bandeira da Fé e da caridade, sem duvidas pessoas com o coração e Fé muito aguçados, cuidar de uma tenda, terreiro, casa, ou seja, lá qual for o nome destinado é muito complicado difícil e principalmente caro... Sim imagine, conta de água, luz aluguel flores, etc. etc., E de onde vem recursos?

As pessoas se dedicam tanto que em alguns casos nem ao menos conseguem trabalhar fora, e seria justo também a pessoa trabalhar para manter a casa? Seria justo empregar todo seu salário para manter uma obra de caridade? Irmão de Fé tem de ter consciência também e colocarmos a mão na cabeça e ver este lado. Um centro sempre ajuda as pessoas e muitas das vezes se não a maioria pessoas carentes e garanto que numa proporção muito grande com problemas financeiros também, algumas casas cobram mensalidade de seus filhos e outras cobram consultas, errado? Não acho! Pois de algum lugar temos de arrecadar, doação no Brasil? Ainda não funciona infelizmente, tudo nesta vida é valido irmãos desde que não se cometa exageros ou excessos, não adianta desvestir um santo para cobrir outro, mas uma Andorinha sozinha não faz verão.

Muitos lugares nos pegam pelo psicológico ao invés de uma boa conversa! E isso é muito complicado, pois você já chega ao local debilitado e precisando de ajuda, muitas vezes com um sério sentimento de culpa, e ainda tem de se sentir obrigado a pagar, irmãos o que é dado com carinho rende, sem carinho não podemos dizer o mesmo, o terreiro é o local onde temos de estar o mais serenos possíveis, local onde receberemos ajuda, e faremos nosso tratamento. A culpa é nossa? É do Pai (a) de Santo? Cabe a todos nós aceitarmos ou não tal situação!

Minha Mãe de Fé sempre me disse: Temos o livre arbítrio e sempre temos de procurar o melhor para nossas vidas. Mas temos de ter consciência também, e lembrar de que por traz de um belo culto sempre tem um belo custo. Ela particularmente em reuniões conversa com seus filhos e a casa vive de doações e quando a mesma não se supre ela intera do bolso dela! Mas tudo com muito carinho e Fé ela mesma diz: Minhas entidades não me abandonam e sempre me deram condições de manter a casa aberta e fazendo o bem.

Sempre de contrapartida também temos os picaretas, este assunto prefiro deixar de canto, pois na verdade muito se fala de coisas negativas e sempre se esquece do bem. Portanto não vou apontar ou mesmo relacionar mais nada sobre o mesmo, todos já conhecemos bem.

Certa vez um amigo meu Pastor de uma Igreja (sim tenho amigo pastor antes que me perguntem, rsrs ele me tem grande respeito e eu por ele também, independente do fundamento a religião sempre nos leva a um só lugar a Deus) ele me falou de tamanha complicação que também ocorre na Igreja, já que a mesma também não tem fins lucrativos e aplica o dizimo é dizimo tanto para quem pede quanto para quem dá, a Igreja precisa de sustentabilidade, mas seria justo ele pagar as contas do bolso dele (mesma pergunta?), orar, ajudar, fazer caridade, tudo com ele? Mas também não é justo ele impor valores e cobranças maçantes e diárias ou mensais nos cultos... Então ele decidiu não mais pedir dízimos e colocou ao lado do altar uma caixinha chamada a caixinha da oferta e quem se sentir a vontade no final do culto se dirige a ela e deposita o que tocar no coração... Ele disse ter visto maior felicidade em receber ajuda por parte dos fiéis, Hoje ele se sente muito mais a vontade assim como os freqüentadores da Igreja. Este exemplo que eu deixo para nós Umbandistas...

Amigos a Umbanda é uma religião vamos praticar a religião e exercitar nossa Fé!

Meu texto pode não agradar a todos, mas é um assunto muito abordado!
Não tirei conclusão alguma isso cabe a cada um refletir.
Obrigado!

Dinheiro rege o mundo, mas dinheiro não pode reger nosso espiritual... Axé!

Fiquem todos na Força de nosso Pai Ogum!

Terra de Aruanda

Um comentário:

  1. Gostaria Muito de conhecer alguem que me ajudasse, so tenho conhecido pessoas que querem grana, quando eu posso eu faço doações, quando não...fazer o que...
    TTI

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails