Todo terreiro de
Umbanda possui um ritual e embora estes rituais se modifiquem, é necessário que
haja disciplina para realizar uma gira, ou seja, NORMAS CONHECIDAS POR TODOS
desde o dirigente ao iniciando que acabou de entrar. Este deve ser orientado ao
máximo possível:
- com a relação a sua
postura dentro do terreiro,
- bem como suas
obrigações e deveres para com seus irmãos
- e claro, as normas
básicas de respeito, tratamento.
- conhecimento correto
de quem são nossos mentores espirituais
·
O primeiro é ter
respeito por tudo e por todos tem que ser o Dirigente e os filhos mais velhos
(pois estes conhecem bem o interior de uma casa)
·
Aquele que está se iniciando deve ter em seu
dirigente um exemplo, uma meta a ser atingida
(é claro que nenhum dirigente deve se torna
“santo”, nem seus filhos serem forçados a
virarem “ovelhinhas”. No terreiro cada um deve
ser o que é, sem máscaras, sempre visando à
auto-melhora, o auto conhecimento).
A Umbanda nos ensina que cada um é o que é, cada pessoa sabe em seu
intimo quais são seus processos de ação e reação, infelizmente quase todos nos
escondemos de nós mesmos, por falta de coragem de olharmos no nosso espelho
interior, vermos nossos defeitos para podermos dar o primeiro passo para
mudança. Para isso contamos com o auxilio fraternal das Entidades de Aruanda e
também os conselhos dos Pais de Santé experientes e sinceros.
Mostrar o caminho não
significa decretar, A UMBANDA NÃO AGRIDE AS CONSCIÊNCIAS, NÃO VISA TORNAR
NINGUÉM INFELIZ OU VAZIO DE RELIGIOSIDADE.
Por isso é importante
o Dirigente observar que se um novo integrante da corrente veio de outra
religião e naquele momento de sua vida deseja abraçar a Umbanda, não é de
repente que essa pessoa vai esquecer a fé que moveu por dentro durante tanto
tempo.
O VERDADEIRO
UMBANDISTA RESPEITA DOS OS CREDOS E SABE QUE A MESMA FÉ QUE O FAZ AMAR SEUS
GUIAS E PROTETORES, FAZ UM CATÓLICO AMAR SUA IGREJA, OU UM MUÇULMANO AMAR ALÁ.
Com relação à conduta dos médiuns para com as entidades, a Umbanda tem
por norma seguir os seguintes tópicos:
1)
O médium de verdade deve ter em mente que na Aruanda todos são iguais
(se há diferenças na hierarquia é porque os que chefiam, são as que mais
trabalham e menos falam...).Isto quer dizer que os médiuns não devem sequer
pensar que sua entidade é melhor que do seu irmão, as entidades de Aruanda
preferem que seus filhos falem menos e trabalhem mais pelo seu próximo.
2)
Não há necessidade de "chamar" seu protetor em qualquer hora
ou lugar, principalmente evite falar da sua mediunidade em bares, ou na rua. As
coisas da espiritualidade deve ser discutidas na tranqüilidade, e com pessoas
que queiram falar sobre o assunto.
3)
Nunca fale mentiras ou cometa erros em nome da sua entidade, pois
nenhuma entidade de Umbanda acoberta isto ou aquilo dos seus
"cavalos".
4)
Se alguém precisar de ajuda e você precisar ir até a residência desta
pessoa, procure não incorporar, apenas peça orientação e guarda do seu mentor,
com certeza ele estenderá sua proteção e a devida instrução para o consulente.
5)
Não é em todo lugar que os nossos protetores "baixam", nem
todo lugar é sagrado e num ambiente pesado, não há a mínima vibratória para sua
atuação.
6)
Nunca desobedeça as ordens da sua entidade, nunca queira fazer algo que
você ache que ela faria. Espere sua orientação, por exemplo, não encha seu
pescoço de guias pensando que seu protetor parecerá mais "forte" aos
olhos do consulente. A verdadeira força está em ser humilde e honesto, tenha
certeza que sentirá seu protetor com maior intensidade.
fonte :LIVRO: CULTURA UMBANDÍSTICA - OICD
ROUPA BRANCA (A ROUPA
DE SANTÉ)
As roupas de um
Umbandista, quando em atividade no terreiro deve ser brancas e muito limpas, o
médium nuca deve vir de casa vestido com as roupas para o ritual, pois a roupa
de santo deve ser usada única e exclusivamente dentro do terreiro, em virtude
desta ser uma vestimenta sagrada, cujas vibrações devem ser as mesmas do templo
e da entidade.
O médium deve guardar
suas roupas sempre dentro de um saco plástico e colocar dentro um pequeno
chumaço de algodão embebido com essência de alfazema.
Há irmãos que usam
sapatilha ou sapato brancos, mas aconselhamos que nunca usem nenhum pisante
durante o ritual, porque em virtude das energias que são manipuladas durante o
ritual é preciso que os médiuns estejam descalços, UMA VEZ QUE AS MÃOS CAPTAM
ENERGIAS, NOSSOS PÉS AS DEVOLVEM AO SOLO. SE ESTES PÓLOS ESTÃO IMPEDIDOS,
MUITAS ENERGIAS NEGATIVAS COMEÇAM A SOBRECARREGAR NOSSO CORPO, PODENDO COM ISSO
ORIGINAR MUITAS DOENÇAS.
Para manter a harmonia
da gira aconselhamos roupas iguais para médiuns homens e mulheres (túnica e
calça largas e confortáveis).A diferença é que a túnica pode ser um pouco mais
comprida para as mulheres, tornando-se mais discreta.
O objetivo desta roupa
não é ser extravagante, nem apertada ao corpo por motivos óbvios, pois não
queremos despertar nos consulentes e muito menos na corrente pensamentos e
sentimentos sexualizados, altamente prejudicial ao andamento das sessões
mediúnicas.
A VISUALIZAÇÃO DE UMA
CORRENTE DE MÉDIUNS HARMÔNICA, EM SILÊNCIO, TODOS TRAJANDO ROUPAS IGUAIS É
FATOR IMPORTANTE QUE ACALMA OS CONSULENTES E VOLTA SUA ATENÇÃO PARA O RITUAL E
NÃO PARA OS MÉDIUNS.
PELO MESMO MOTIVO
DESACONSELHAMOS O USO DE BRINCOS, PULSEIRAS, JÓIAS, RELÓGIOS, ENFEITES DE
CABELOS E OUTROS ADEREÇOS PELOS MÉDIUNS.
ASSIM COMO
CONSIDERAMOS INOPORTUNA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER PERFUME NO RITUAL, QUE NÃO
SEJA GOTAS DE ALFAZEMA.
OBS: é interessante
que ao adentrar no congá TODOS OS MÉDIUNS recebam algumas gotas de colônia de
alfazema em suas mãos que farão passar suavemente pela cabeça.
O motivo de usarmos
durante a gira um perfume comum a todos é para tornar a gira mais harmônica e a
alfazema é considerada uma essência "coringa".
Após estas considerações, concluímos também que a roupa de Santé é ALGO
PESSOAL E NÃO PODE SER EMPRESTADA DE IRMÃO PARA OUTRO, E PREFERENCIALMENTE
CUIDE VOCÊ PRÓPRIO DA SUA ROUPA, NÃO DELEGANDO ESTA FUNÇÃO A OUTRAS PESSOAS.
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