quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Santuário Nacional da Umbanda



O Santuário Nacional da Umbanda, esta situado na cidade de Santo André, no bairro do Montanhão, onde foi uma antiga pedreira. Acreditem, era pedra pura aquele local! Conforme nos explicou Pai Ronaldo Linares, presidente da FUGABC e responsável pela manutenção e preservação do Santuário, a cerca de 40 anos atrás a região onde se localiza o Santuário da Umbanda era, nada mais nada menos, que uma grande pedreira, que já vinha sendo explorada há muitos anos.




Quando começou a cuidar desta área, que era uma grande cratera, resultado da exploração local, Pai Ronaldo conta que foi preciso plantar cada muda existente hoje lá. Foi feito um verdadeiro REFLORESTAMENTO no local, pois não existiam plantas, árvores e nem mesmo queda de água.






Hoje as duas cachoeiras que estão livres para acesso são resultados do desvio de um pequeno córguinho que corria atrás da montanha, e com a extração de pedras do local acabou por tornar-se duas quedas d´agua, duas cachoeiras.



O Santuário da Umbanda, dispõe de estacionamento amplo, sanitários, lanchonete, loja de artigos religiosos e áreas para realização de trabalhos espirituais, são tendas de vários tamanhos, distribuídas em todo o Santuário, mais de 140 tendas, sendo algumas delas para locação avulsa e outras são de locação fixa.


Pai Ronaldo Linares mantém no Santuário da Umbanda um laboratório botânico, onde são preparadas mudas para plantio, e caso você passe por lá, vale dar uma atenção especial às colunas onde estão os Orixás, ao redor e atrás de cada uma, foi plantada a planta correspondente ao Orixá em questão, sendo algumas trazidas de longe, por não serem nativas da região, como é o caso dos “dendezeiros” que ficam ao redor do vale onde estão localizadas as imagens dos Orixás. Ao redor de toda a propriedade existem plantas todas em correspondência com o Orixá próximo à cerca. Existe um barracão onde esta sendo atualmente montado a imagem de Oxalá, com de 15 metros de altura, que em breve estará ocupando um lugar de destaque no topo do vale.São feitas restaurações e criação de imagens neste barracão, tudo mantido pelos frequentadores e pela FUNGABC.






Vale lembrar que o Santuário da Umbanda dispõe de seguranças uniformizados e apaisana, sendo um local seguro e muito amplo para realização de trabalhos, oferendas e etc.

Texto: www.colegiodeumbanda.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails