quarta-feira, 31 de julho de 2013

Eu não sou católico!




Mas creio que moro num país católico!
Por Alexandre Cumino 

Na verdade pouco importa se sou católico ou não!

O que escrevo abaixo não é como Umbandista que sou e sim como um “ninguém” que também sou, neste momento, um “ninguém” indignado. E claro sabemos que ninguém está indignado, só mesmo eu, “ninguém”. Por isso sei que não vou incomodar “alguém” com as palavras de “ninguém”.

Assim nenhum “alguém” precisa ler as palavras abaixo que são de “ninguém”, mesmo. E claro como “ninguém” é fascista, e este é o meu momento “ninguém”.

Quem não gostar de “ninguém” por favor não seja mais amigo de “ninguém”.

Vamos lá então, respira e prepara o caldeirão.

O Brasil é um país laico?
Alguém sabe o que isto quer dizer?
Alguém sabe o que deveria ser na prática?
Poderia ser algo como dar a mesma atenção a todas as religiões?
Ou eu dou a mesma atenção ou eu dou a mesma falta de atenção, poderia ser assim?

O Papa é um chefe de Estado?
O que produz o Estado dele?
O que é ou representa o Estado dele?

Ou a atenção ao Papa é exagerada ou a falta de atenção as outras religiões é exagerada ou eu sou realmente o único que não vê o que todos conseguem ver.

Preste atenção e não confunda: NÃO ESTOU QUESTIONANDO O PAPA E SIM O SISTEMA, CERTO?

Não estou criticando a Igreja ou Roma e sim a hipocrisia institucionalizada.

Todos viram o que eu não vi?

Não vi mesmo, mas li em diversas matérias, porque eu leio, que o discurso da Dilma foi maior que o discurso do Papa. Esta é a questão, ao lado do Papa um governante aparece numa vitrine para o mundo todo. E ai o que se faz: fala sandices em cadeia internacional, algo como: o povo está tão feliz com o governo que foi as ruas pedir mais felicidade. Faltou apenas dizer que nas historinhas de criança o Lobo se veste de chapeuzinho vermelho.

Eu não sou nada, não sou melhor, não sou humilde, não sou iluminado, não sou ideal, nem modelo... e quer saber pouco importa quem eu sou ou qual a minha religião. Eu poderia ser protestante, judeu, muçulmano, budista ou mesmo ateu. Porque não estou falando de religião e sim de um sistema falido. Mas para falar sobre isso acho que eu não poderia ser brasileiro neste momento, porque neste momento todos os brasileiros são católicos, beijam o anel do Papa e gostariam de estar no lugar da Dilma.

Se na sua casa você não tem remédio, não consegue pagar hospital para seus pais, nem escola para seus filhos, se vive sem segurança, mora mal, se quase não tem comida, como você patrocina o jogo de futebol em seu quintal para seus vizinhos ou patrocina a visita do pastor de uma religião que não é a sua, afinal você é laico? Se você tem condições e é generoso assim com todos então está tudo certo eu aplaudo de pé esta generosidade e polidez.

Eu continuo Umbandista, mas não foi como umbandista que escrevi estas linhas, também não foi como brasileiro que escrevi estas linhas e sim como ser humano que vive na mesma sociedade de sempre:

Pão e Circo

Não tem muito pão mas a tenda está sempre armada.

E como diria quem sabe mais: “Nada muda abaixo do sol”

Alexandre Cumino
P.S. Apesar de ser “ninguém” continuo me sentindo “alguém” para aqueles que eu amo. “Ninguém” precisa compartilhar. Se “alguém” não gostou ou pretende recriminar “ninguém” então corte a amizade que é mais bacana. Repito acho válido e muito bom receber o Papa, questiono o sistema, se você não leu isto nas linhas e entrelinhas então eu não soube me expressar de forma adequada.




Acima um belo testo do médium Alexandre Cumino
Todos os créditos e referencias são do mesmo...

Obrigado e Axé


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails