sexta-feira, 10 de abril de 2015

CARTA MAGNA DE UMBANDA – (provisória)



• Congregamos
as diferenças através do diálogo, defendemos a posição religiosa, que é de
mostrar que a Umbanda é uma religião que enternece aos corações, fala às almas
orienta-as, infunde coragem e jamais atemoriza. Sob a égide de Jesus, conduz o
homem a Deus.

• Divulgamos
a Umbanda, como fonte viva de crescimento espiritual, e através dos postulados
elaborados neste Congresso, ficará clara a posição da Umbanda perante a
sociedade.

• A “Carta
Magna” é um conjunto de postulados para se transformar em ações, que tem como
objetivo posicionar a todos, a religião de Umbanda em seus princípios básicos.

• As
propostas elaboradas não estão finalizadas; estarão dispostas para apreciação e
avaliação, para traçarmos as melhores formas de abordar os temas. Nos Fóruns,
realizaremos os debates, com a opinião dos presentes, para assim, todos,
contribuírem. Contamos ainda com a participação pelo nosso site.

CARTA MAGNA DA UMBANDA


A Umbanda é uma religião que crê na existência de um Deus
único, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, eterno,
imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas
as Suas perfeições.



Cremos na existência dos Sagrados Orixás, responsáveis diretos
por toda a criação e sustento do Planeta Terra. Não são deuses, mas sim
denominações humanas para uma classe de Poderes Reinantes do Divino Criador.



Cremos na existência e comunicação mediúnica em trabalhos
caritativos em atendimentos fraternos dos Guias Espirituais, os Espíritos
Tutelares, também conhecidos como Espíritos Santos de Deus ou Santas Almas
Benditas.



Dando por verdade que a Umbanda teve contribuições positivas
das religiões e/ou filosofias Espírita, Indígenas, Africanas e do Catolicismo
popular, aceitando tudo o que é bom e rejeitando tudo o que é mal. Entendendo
que a Umbanda não se submete a nenhum dogma relacionado às religiões ou
filosofias citadas, sendo livre de interferências.



Cremos em Jesus (Oxalá), incondicionalmente, sendo Ele o
pilar central da Umbanda, pautando o aspecto doutrinário embasado nos
Evangelhos (segundo Marcos, segundo Mateus, segundo João e segundo Lucas) e nos
ensinamentos dos Espíritos Crísticos, os Mestres do Amor como via evolutiva
para se chegar a uma espiritualidade superior.



Possui sacramentos e ritos próprios de batismo, casamento e
fúnebre.



A Umbanda é uma religião de “Culto a Caridade”. Dá ênfase a
simplicidade dos rituais, que permite a dedicação integral do tempo das sessões
em atendimento fraterno aos que a ela recorrem. Nos atendimentos fraternos está
o assistencialismo da Umbanda.



Cremos na existência de sítios vibratórios da Natureza
(praias, matas, cachoeiras, pedreiras, montanhas, campos, lagoas, jardins,
etc.), por onde os Sagrados Orixás manifestam-se vibratoriamente com mais
intensidade emanando magnetismos necessários à nossa sobrevivência, e aonde
vamos constantemente promovendo concentrações para refazimento energético,
harmonizações e captação de energias sublimes, nos reequilibrando com as forças
da Mãe Natureza. A Umbanda reverencia a Mãe Natureza, por ser nela que se
encontram a mais pura manifestação Divina, e onde também iremos buscar e nos
harmonizar com as forças ali reinantes, sustentadoras de toda a forma de vida planetária.



Os principais ritos da Umbanda são realizados através de
orações, pontos cantados, que podem ser ritmados através de instrumentos
musicais. Realizando descarregos, com o uso de ervas em defumações, em banhos,
em amacis, e no uso ritualístico do tabaco.



A Umbanda atua na elevação e educação religiosa praticando
trabalhos que visam a evolução do ser humano, direcionando a reforma intima
através dos postulados de Jesus que são ensinados pelos guias espirituais que
se manifestam nos templos de Umbanda.



Entende-se que a religião de Umbanda, é genuinamente
brasileira, com duas características em sua origem:

Primeira:

É Milenar porque seus fundamentos são os mesmos que
presidiam o reencontro com Deus desde o início da raça humana em nosso planeta.

Cósmica porque seus fundamentos culminaram com a união
preconizada pelo Movimento Umbandista dos quatro pilares do conhecimento
humano, que são: Filosofia, Ciência, Religião e Arte.

Evolutiva em suas manifestações, porque a Umbanda se
manifesta em seu dia a dia, utilizando todos os recursos positivos existentes
no ontem, no hoje e com certeza usará os que vierem no amanhã.

Crística porque os seus aspectos, princípios, postulados e
finalidades estão calcados nos ensinamentos dos Mestres da Luz, principalmente
no Mestre Jesus, sendo a manifestação e a vivência do Evangelho Redentor,
aceitando tudo o que é bom é rejeitando tudo o que é mal.

Brasileira em suas origens. Como prática religiosa, surgiu e
se desenvolve no Brasil.




Segunda:

Que foi instituída pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas
através da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, em 15 de Novembro de
1908, em Neves/Niterói, anunciando pela primeira vez o termo “Umbanda”, como
designativo de religião. Na mesma noite,
revelou-se um Guia Espiritual, apresentando-se como Pai Antonio; era a presença
de um Preto-Velho, a sacralização de um representante “africano” na Umbanda.



Umbanda é o sinônimo de prática religiosa e caritativa, não
tendo cobrança pecuniária como uma de suas práticas usuais; não se permite
retribuição financeira pelos atendimentos fraternos ou pelos trabalhos
realizados, sejam eles quais forem. Damos de graça o que de graça recebemos.
Mas, é lícito o chamamento dos médiuns e das pessoas que frequentam os
Terreiros no sentido de mensalmente, contribuírem espontaneamente para a
manutenção do mesmo ou para a realização de eventos de cunho religioso e
assistencial aos mais necessitados. Vivemos para a Umbanda e não da Umbanda.



A Umbanda não pratica o sacrifício de animais para
assentamentos magísticos, quer para homenagear Orixás, Guias Espirituais, Exus
e Pombas-Gira, quer para fortificar mediunidades, ou mesmo em processos ofertatórios
ou demandatórios para obtenção de favores de qualquer ordem, pois recorre às
orações, Descarregos (desobsessões), ou se preciso, oferendas votivas de
flores, bebidas, frutos, sucos, chás, alimentos, incensos, velas, ou seja,
produtos naturais e de elevada vibração em manipulações magísticas. A reforma
íntima, fé, amor, orações são os principais fundamentos religiosos da Umbanda e
suas práticas ofertatórias são isentas de materiais de baixa energia vibratória
(sangue, ossos, carnes, etc.). A Oferenda votiva, além de operação magística, é
também uma reverência espontânea aos Sagrados Orixás e é recomendada a sua
prática aos seus fiéis.


A UMBANDA É: DOAÇÃO, CARIDADE, COMPROMISSO E PROSPERIDADE


Doação – A Umbanda tem no voluntariado a forma de
crescimento natural da religião, onde a participação se faz fundamental.

Caridade – A ação caritativa é uma das formas da elevação do
espírito. Fora da caridade não existe a
compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.

Compromisso – A Umbanda tem no médium compromissado com o
bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com
o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.

Prosperidade – Dizem os Espíritos: “Conquistarás tudo com o
suor do teu rosto”. Ainda nos alertam: “Não venham pedir a espiritualidade,
àquilo que é da sua competência”. A prosperidade se dá pela honestidade,
esforço, conhecimento e trabalho individual, onde amparado por sua fé e
merecimento, conquistará seus objetivos.



RACISMO

A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo
que é miscigenado, existindo a representação de várias raças. A Umbanda é o
exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base o negro o
indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e educação, coibindo
qualquer forma preconceituosa. O racismo é, antes de tudo, uma demonstração de
atraso espiritual e desconhecimento das leis divinas. Aquele que diminui ou
persegue o irmão pela cor da pele ou por qualquer outra característica étnica,
viola o grande mandamento, síntese de toda a lei e dos profetas, "amar a
Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.



OPÇÃO SEXUAL

Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a)
espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual. Assim a religião entende e acolhe espíritos e
não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos
guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos. Encarnamos com propósitos e
escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de
cada indivíduo. Homossexualidade é somente questão de foro íntimo.



DROGAS

Todos que recorrem aos Terreiros de Umbanda encontrarão o
lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem aspectos
preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião de Umbanda.

A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e
aceitar o tratamento espiritual.

Deve ser observado e respeitado nos tratamentos, o lado
psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual para o dependente e
sua família. 



EUTANÁSIA / SUICÍDIO

A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e
espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma
e aprendizados importantes ao Espírito.

Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e
Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo. 

Mesmo no caso em que a morte é inevitável e em que a vida
não é abreviada senão por alguns instantes, a eutanásia é sempre uma falta de
resignação e de submissão à vontade do Divino Criador.

Práticas que atentam contra a vida, seja de que forma for,
humana ou animal, não são aceitos pela Umbanda.





ABORTO

A Umbanda é contra a prática do aborto.

Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um
Espírito que anseia por sua evolução.

As observações dos resgates espirituais, através dos
acontecimentos, necessitam ser levados em consideração.

Há crime sempre que transgredimos a Lei de Deus. Uma mãe, ou
quem quer que seja que provoca o aborto, em qualquer período da gestação,
cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento,
por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de
instrumento o corpo que se estava formando.

Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a
vida da mãe dela, preferível, por bom senso, manter a vida da mãe.

O aconselhamento direto com os Guias Espirituais é
fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.



VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo
aos parâmetros da legislação vigente com destaque para: Estatutos do Idoso e da
Criança e do Adolescente, Leis de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas
(ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados, combatendo
qualquer tipo de violência doméstica.



O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE

A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve
ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento.

As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos
da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido. Entendemos que
a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos religiosos, pois
valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.






PEDOFILIA / MAUS TRATOS

A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra
a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e
defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas.

Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo
obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de
orientação espiritual.



POSICIONAMENTO E ÉTICA EM RELAÇÃO À UMBANDA E OUTRAS
RELIGIÕES

A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser
respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com
verdade, na base do bem, da educação e da elevação.

O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear
em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda.

Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as
religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação
religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.

Cremos na afirmação de que as religiões constituem os
diversos caminhos de evolução espiritual, que conduzem a Deus.



SOBRE OS MÉDIUNS E ASSISTIDOS

Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos
e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e Guias Espirituais,
possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar,
ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento
de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam
da Fé umbandista.



CANDIDATOS A POLÍTICA NA UMBANDA

A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro
da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o
compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo
em seu próprio site, blog e em suas redes sociais.

Entendendo que este documento protege a religião de
oportunistas e pessoas mal intencionadas.

Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de
possível desvio de comportamento do possível representante da religião.





ENSINO RELIGIOSO

A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma
ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como fonte
didática e como forma de inclusão social. Assim como as demais religiões, a
Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva, seus
postulados.







CONCEITOS – UMBANDA NO MUNDO E JURÍDICOS

A Umbanda é um conjunto de leis que regem a vida e a
harmonia do Universo. Como religião ou como ciência, na Umbanda, tanto na
prática ritualística material como na esfera espiritual das comunidades
umbandistas, só se conhece uma hierarquia: a da evolução de cada Espírito nos
diversos planos da criação, e a vibratória estabelecida pelo mérito de cada um.
A par do conhecimento perfeito da vida, a Umbanda aproveita o ambiente material
fornecido pela vibração humana para abrir o verdadeiro caminho da sabedoria
onde se aprende que a verdade ou a realidade final do Universo é imutável.
Dentro da concepção de que o aproveitamento material fornecido pelo homem é
força ativa indispensável à realização da Umbanda, sobre o médium é que repousa
integral responsabilidade, somente excedida pela sua própria compreensão quanto
à missão que lhe é, por escolha, auto- imposta. A Umbanda é uma síntese
expressiva de Amor, Sabedoria, Respeito, Tolerância e Renúncia, tal qual nos
deparamos através do Evangelho de Jesus e dos ensinamentos Crísticos através
dos Mestres do Amor que militam a religião. O Umbandista dela se serve como meio
de progresso e defesa, mas nunca como instrumento de ataque. Esta síntese de
concepção atende tanto a uniformidade das comunidades Umbandistas, como
diretamente fica subordinada às manifestações dos diversos planos de criação,
quando emanadas de uma determinação superior, única e universal.

A Umbanda esta em vários países, levando a paz e a elevação
de uma religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a
pluralidade de cada nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os
princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.

A Umbanda como religião ecológica, tem em seus seguidores os
defensores da Natureza. Entendemos que os Sagrados Orixás manifestam-se
magneticamente com mais intensidade nos sítios vibratórios da Natureza, e aonde
vamos constantemente promovendo concentrações para refazimento energético,
harmonizações e captação de energias sublimes, nos reequilibrando com as forças
da Mãe Natureza.

Observamos que não cabe á nenhum umbandista cultuar
despachos que em sua composição vão estar animais sacrificados.

As oferendas votivas realizadas pelos umbandistas no seio da
Natureza, além de simples, são, todas, efetuadas com materiais biodegradáveis,
que rapidamente se incorporarão ao meio ambiente.

Do ponto de vista administrativo jurídico – A Carta Magna de
Umbanda defende a necessidade de organização jurídica e administrativa, no que
diz respeito a organização dos Templos e Federações.



DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Doutrina Umbandista vê com bons olhos a doação de órgãos.

Fazemos das palavras de Chico Xavier, as nossas:
Perguntaram a Chico Xavier se os Espíritos consideram os
transplantes de órgãos prática contrária às leis naturais.

Chico respondeu: “Não. Eles dizem que assim como nós
aproveitamos uma peça de roupa que não tem utilidade para determinado amigo, e
esse amigo, considerando a nossa penúria material, nos cede essa peça de roupa,
é muito natural, aos nos desvencilharmos do corpo físico, venhamos a doar os
órgãos prestantes a companheiros necessitados deles, que possam utilizá-los com
segurança e proveito”.

Mesmo que a separação entre o Espírito e o corpo não se
tenha completado, a Espiritualidade dispõe de recursos para impedir impressões
penosas e sofrimentos aos doadores. A doação de órgãos não é contrária às Leis
da Natureza, porque beneficia, além disso, é uma oportunidade para que se
desenvolvam os conhecimentos científicos, colocando-os a serviço de vários
necessitados.



CREMAÇÃO

Nada aventamos fundamentalmente contra a cremação.

A cremação é legítima para todos aqueles que a desejem,
desde que haja um período de, pelo menos, 72 horas de expectação para a
ocorrência em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o
depósito de despojos humanos em ambiente frio. Esse período é necessário, pois
existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espírito desencarnado e o
corpo onde se extinguiu o "tônus vital", nas primeiras horas sequentes
ao desenlace, em vista dos fluidos orgânicos que ainda solicitam a alma para as
sensações da existência material.

O sepultamento ou a cremação nada mais representam, para a
alma, que a desagregação mais lenta ou mais rápida das estruturas entretecidas
em agentes físicos, das quais se libertou.

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