sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INCORPORAÇÃO



A incorporação não é tão discutido, e para alguns é uma questão um pouco nebulosa.

É errado dizer que tal espírito incorporou num médium, pois dois espíritos não ocupam o mesmo lugar, e o espírito do médium não tem como se desprender totalmente do corpo pois estamos ligados pelo fio de prata.Fio de prata é um cordão que liga nosso corpo físico ao nosso espírito pelo umbigo.

Bem o correto é dizer que ocorre uma interposição isto é, a aura do médium entra na mesma vibração da entidade,fazendo assim uma ligação parecendo uma aura só.

Nenhuma incorporação é igual a outra, pois nossa aura deve entrar em contato na mesma vibração do espírito, por este motivo é necessário alguns segundos, ou até minuto de concentração para que a entidade possa se manifestar.

Quando estamos num padrão vibracional desequilibrado, fica mais difícil, e não tão nítida a manifestação da entidade. A vibração de uma entidade mais densa nesses casos é mais fácil se manifestar, por exemplo um Exu, Baiano, Marinheiro, Boiadeiro e Cigano, já entidades mais sútis são mais díficil de se manifestar pois nossa aura não está preparada para tal vibração, as entidades com vibração mais sutis são os Caboclos, crianças e pretos-velhos, estes ultimos são de vibração mais densas um pouco.

Trememos na hora da interposição pois naquele momento a entidade está ajustando a nossa aura para vibrarmos numa só escala.

É i mportante para melhor "incorporação" o médium tome banho de ervas ligado ao seu Orixá, ou de manjericão a erva universal de Oxalá, o médium também deve ser consciente da responsabilidade que assumira no dia e não se alimentar de comidas pesadas, e tentar estar ligado ao sagrado limpando seu coração como preparação ao momento da manifestação da entidade.

Importante: "nenhum médium tem a mesma vibração do outro", "nenhuma entidade é igual a outra"

MODALIDADES MEDIÚNICAS

Sabemos, que há várias modalidades mediúnicas, analisemos agora de forma mais detalhada cada uma delas:

1) Mecânica de Incorporação
Esta é, sem dúvidas, é a modalidade mais popular pelos terreiros espalhados pelo Brasil.
A Incorporação, como é conhecida, é o que faz com que os terreiros recebam dezenas e centenas de pessoas na expectativa de escutarem uma mensagem de paz, amor, tranqüilidade das entidades.
INFELIZMENTE, INSISTEM EM TRATAR TAIS ENTIDADES (INFINITAMENTE MELHORES QUE NÓS), COMO ATENDENTES DE UM GRANDE BALCÃO, ONDE AS PESSOAS SERVEM-SE, RESOLVEM SEUS PROBLEMAS E NUNCA MAIS VOLTAM, SEQUER PARA AGRADECER. Mas isso é um problema que está ligado ao grau consciencial de cada um, portanto...

Mas voltando a incorporação, apesar de ser o principal meio de comunicação com o Astral Superior, SÃO RARAS AS PESSOAS QUE CONHECEM OS PROCESSOS MAIS SUTIS DA MECÂNICA DE INCORPORAÇÃO. Alguns levam-na as raias do fanatismo, chegado até as raias do absurdo, com suas vagas idéias.

Agora, mas tentar acabar com os MITOS que a cercam:
- a mecânica de incorporação está dividida em duas partes:
- incorporação inconsciente
- incorporação semi-inconsciente

Alguns pregam uma terceira modalidade que seria a CONSCIENTE, porém nesta não ocorre o processo de incorporação propriamente dito. É o que chamamos de IRRADIAÇÃO INTUITIVA (veremos mais para frente).


Obs.
Para haver incorporação a entidade atuante deve fazer uso de 3 partes fundamentais da constituição etéreo-física do médium:
Parte psíquica
Parte sensorial - sensitiva
Parte motora
Na irradiação intuitiva a entidade só faz uso da função psíquica do médium; portanto não é incorporação.


Na incorporação a entidade não entra no corpo do médium pela cabeça, como muitos dizem. Na verdade, a entidade incorporante apenas se liga magneticamente ao Corpo Astral do médium em algumas regiões chaves que são:
• 1ª REGIÃO - núcleos vibracionais superiores - região ENCEFÁLICA.
• 2ª REGIÃO - núcleos intermediários - região TORACO-ABDOMINAL.
• 3ª REGIÃO - núcleos vibracional genésico - região do CÓCCIX.
SEM LIGAR-SE A ESSES 3 PONTOS NO CORPO ASTRAL DO MÉDIUM, NÃO HÁ A INCORPORAÇÃO. CASO A ENTIDADE ACHE NECESSÁRIO ELA PODE ATUAR EM OUTROS 3 PONTOS DISTINTOS, MAS NO MÍNIMO EM 3 DELES. Esse é o conceito básico para ocorrer o processo da incorporação.

Mecânica de incorporação INCONSCIENTE:
Como o próprio nome diz, há uma tomada total, deixando o médium completamente inconsciente, como se estivesse em sono profundo.
A passividade do médium é total, fazendo com que a entidade tenha plenos poderes sobre seu corpo físico, isto controlando toda sua parte psíquica, sensorial e motora.
O médium não tem consciência nenhuma, durante do transe mediúnico e nem lembranças após o mesmo.
Nos dias de hoje isso é RARO, isso era muito comum no inicio do Movimento Umbandista, onde os médiuns eram tomados pelas entidades quase a “força”, pois muitos não eram nada esclarecidos e dificultava de forma insistente o trabalho das entidades.
Suas vibrações mediúnicas eram muito LENTAS E LONGAS, facilitando a atuação das entidades, embora era muito fácil de serem LOGRADOS E LUDIBRIADOS POR ENTIDADES DAS SOMBRAS.

Hoje, tal incorporação restringe-se aos médiuns com uma sistemática evolutiva pouco trabalhada.

Para entendermos melhor:

1. O médium preparado para a incorporação inconsciente, tem abundância de energia VITAL em todos núcleos vibratórios.

2. A entidade incorporante enlaça os corpo Astral do médium e, com a mão direita emite certos fluidos na região da cabeça e com a mão esquerda emite fluidos na região genésica. Esse são os primeiros fluidos de contato, sendo que a manutenção dos mesmos é feita pela projeção energética do médium junto à entidade. As duas constituições astrais se unem como se fosse uma só e a entidade bloqueia certas regiões cerebrais, para que o médium não tenha consciência.

3. O sistema nervoso central é totalmente controlado pela entidade, o mesmo acontecendo com os centros da memória. A zona neurosensitiva e mesmo as sensações também ficam sob o controle da entidade.

4. Tudo isso se reflete no corpo físico da seguinte forma:

a) No inicio do processo, há uma profusão de bocejos, visando oxigenar melhor o cérebro propiciando sua revitalização.

b) Atua também no cerebelo, onde irá controlar a memória, impedindo que este se lembre de alguma coisa após o transe. A entidade usa também os movimentos do médium.

c) O contato mediúnico faz com que ocorra um certo sacolejo no médium, em virtude do choque nervoso, mas logo é frenado e controlado pela entidade.

d) Controla a fonação e todas as funções endócrinas, mas principalmente a complexa rede nervosa cardíaca. Sendo todas essas mantidas com gasto mínimo de energia. O núcleo vibratório mais incitado é o cardíaco, devido à quantidade de energia necessária para deslocar o corpo astral do médium. O médium fica consciente astralmente, mas as lembranças no físico são completamente apagadas.

Esses são os principais aspectos, sem dúvidas não são todos, mas sim o suficiente para entendermos o processo de forma lógica.

Mecânica de incorporação SEMI - INCONSCIENTE:

É a modalidade mediúnica que prevalece no Movimento Umbandista da atualidade.

Na incorporação semi-inconsciente há perda relativa ou parcial, essa perda da consciência obedece a uma graduação, isto é temos em termo de porcentagem de inconsciência, o qual pode variar de 10% a 90% no máximo.

Mas por que ocorre tal variação nos graus de consciência?

· Normalmente a incorporação SEMI-INCONSCIENTE, liga-se a médiuns de karma probatório um pouco mais avançado passando para o evolutivo (a escala evolutiva destes médiuns varia), por isso a porcentagem de inconsciência também, de acordo com cada um).

· No inicio da mediunidade, varia sempre entre 5% e 10%, com o desenrolar do desenvolvimento, a porcentagem vai aumentando, chegando a níveis de 40% e 60%, o que já é considerado altíssimo.

· Essa incorporação semi-inconsciente é destinada aos médiuns de graus evolutivos melhores, porque através da mediunidade, o médium aprende com a entidade:

a) Como ajudar as pessoas de forma mais adequada;

b) Ser mais caridoso;

c) Ser mais generoso e benevolente;

d) Atender todos sem distinção.

Esse é o real objetivo da mediunidade, ajudar os seres desenvolverem-se espiritualmente e deste modo caminharem mais rápido rumo a evolução.

Dependendo da vibração original da entidade (da linha), os pontos ou regiões atuadas podem VARIAR, provocando diferenças fundamentais nas incorporações, sendo que o médium mais experiente, só pelos fluídos saberá identificar a vibração (a linha), mas será atuada no mínimo 3 pontos.

De acordo com o trabalho realizado, o médium poderá ter mais ou menos recordações sobre a atuação do seu mentor.

Quando o médium está BEM INCORPORADO ele NÃO PENSA, portanto tudo que vê e ouve é o seu mentor atuando, isso varia de acordo com o percentual de cada médium.

Na incorporação semi-inconsciente POSITIVA, o médium quase não tem domínio de seus movimentos (pois seus sentidos são rebaixados e não passivo), sempre variando de 10% a 90%.

Quanto mais experiente for o médium, mais rápido se desliga, é mais fácil de ser atuado pela entidade, podendo estar com até 30% de consciência, MAS SEU COMPLEXO MENTAL É FRENADO, NÃO PENSA. É como se sua mente parasse temporariamente de trabalhar, assim tudo que sai da sua boca é palavra da entidade, isso INFLUENCIA A FONAÇÃO COMPLETAMENTE.

A MEDIUNIDADE NUNCA É PERFEITA, SEMPRE HÁ O QUE MELHORAR, portanto O DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO É MUITO IMPORTANTE para a evolução do médium. Mas só isso não basta, não podemos nos esquecer da conduta MORAL ESPIRITUAL (não só a moral imposta pela sociedade, mas sim uma moral calcada nos NOBRES PRECEITOS DIVINOS).

Mediunidade = Afinidade

Exemplo:

Se o médium tiver uma conduta desleixada, fútil, se prendendo demais a valores materiais, esquecendo o objetivo da mediunidade (caridade e evolução espiritual) = se afinará só com espíritos de baixo calão vibratório = prejudicará seus complexo astro-físico = atrapalha MUITO sua evolução.

MUITO AXÉ!!!!!!!

4 comentários:

  1. adorei a explicação. Faço parte de um salão desde de meus 7 anos de idade e hoje tenho 24 anos e nunca incorporei. será que o erro ta em mim? acho que não sei me concentrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Desculpe a demora na resposta.

      Primeiro você tem de se deixar e não pensar no que tem de pensar, complexo porem simples.
      A incorporação não depende somente de você e sim de diversos fatores e nossos guias sabem a hora ideal em que isso deve acontecer e tenha certeza que será algo natural irmã abra seu coração e deixe a energia fluir, pois na hora certa e com todo o preparo necessário ira iniciar de forma “formosa” seus trabalhos.

      Muito Axé!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela explicação, vou ver se consigo.

      Excluir
  2. Muito importante saber de tudo isso. Eu nunca incorporei, mas sinto as energias dos meus guias passando pelo meu corpo, principalmente mãos, costas e abdome que ficam doloridos e/ou formigando. Minha esposa é quem tem muito mais tempo na Umbanda e já incorpora e tem seu pai e mãe confirmados. Espero brevemente conhecer e receber os meus guias, pai e mãe de cabeça p/ poder prestar ainda mais a caridade na casa a qual pertenço c/ meus irmão e irmãs. Boa noite e muito axé p/ todos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails