quinta-feira, 22 de maio de 2014

DOUTRINA UMBANDISTA




-- A doutrina umbandista tem sido formada a partir de princípios morais e religiosos universais, já consagrados no tempo e que têm servido de base para várias outras religiões porque, depois da universalização dos dez mandamentos elaborados por Moisés no Judaísmo, pouco pode ser acrescentado a eles e, dos dez, nenhum pode ser suprimido.
--Os dez mandamentos são estes:
- Amar a Deus sobre todas as coisas
- Não usar o Santo nome de Deus em vão
- Lembra-te do dia de domingo para santificá-lo
- Honrar Pai e Mãe
- Não matarás
- Guardar castidade nas palavras e obras
- Não roubar
- Não levantar falso testemunho
- Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
- Não cobiçar as coisas do próximo
Dependendo da fonte consultada eles variam nas palavras usadas para descrevê-los, mas a essência de cada um é esta, descrita acima.
Os dez mandamentos formam uma base religiosa moralizadora do comportamento das pessoas e formam uma base jurídica, que tem auxiliado na contenção do instinto primitivista da humanidade.
Muitas das leis canônicas judaicas e cristãs estão fundamentadas neles.
Mas, além deles, que formam um conjunto de regras morais que determinam o comportamento das pessoas, a doutrina umbandista é formada pela crença em leis espirituais, tais como:
- Lei de Ação e Reação
- Lei de Causa e Efeitos
- Lei das Afinidades
- Lei da Reencarnação
- Lei do Retorno
A lei de ação e reação determina que toda ação, seja ela boa ou má, causará uma reação em sentido contrário com os mesmos propósitos e a mesma intensidade.
- Assim, toda boa ação gerará uma reação benéfica para quem pratica-la.
- E toda má ação gerará uma reação maléfica para quem pratica-la.
A doutrina de Umbanda também ensina que a pratica de boas ações deve ser uma constante na vida dos umbandistas e o combate permanente às más ações deve ser o propósito de suas práticas espirituais e magísticas, que devem anular os malefícios causados por quem recorre às praticas espirituais e magisticas negativas, também conhecidas popularmente como necromancia e magia-negra.
- Mas a doutrina vai muito além disso!
O aprimoramento moral deve ser acompanhado de um aprimoramento consciencial e do desenvolvimento intimo de valores espirituais, tais como a fraternidade, a tolerância, a paciência, a resignação, a perseverança, o humanismo, a caridade, a concórdia e o perdão, etc.
A fraternidade – O umbandista deve desenvolver em seu intimo o entendimento de que, se tudo foi criado por Deus então tudo é parte da Criação Divina e, porque todos foram criados por Ele, não se justifica amar e respeitar quem nos é querido e não amar quem não faz parte de nossa vida e religião.
A fraternidade se faz presente no respeito aos nossos semelhantes, mesmo que eles sigam crenças religiosas diferentes da umbandista ou que tenham opiniões diferentes da nossa sobre assuntos religiosos ou profanos.
A tolerância deve ser aprimorada no intimo de todos os umbandistas para que não vejam como “inferioridade” as diferenças culturais, raciais, religiosas e morais, pois tanto as leis civis quanto as religiosas mudam de povo para povo e de religião para religião.
Afinal, se cremos de fato que todos foram criados por Deus, não se justifica o racismo e o preconceito.
O umbandista não deve fazer juízo sobre alguém a partir da cor de sua pele, de sua preferência sexual, do seu grau de escolaridade ou de sua crença religiosa e sim, se tiver que opinar ou fazer um juízo, só o faça a partir das qualidades morais e de caráter de quem for objeto de sua opinião de julgamento.
Opinião ou julgamento de falta de qualidades morais ou de vícios em alguém, só se forem transmitidos pessoalmente à pessoa em questão.
A tolerância não nos obriga a aceitar dentro da Umbanda ou em nosso dia-a-dia uma pessoa sem moral e caráter, mas também não nos dá o direito de emitir opiniões e juízos pessoais sobre alguém para outras pessoas, sendo que, se quisermos emiti-los devemos nos dirigir diretamente à pessoa, mas de forma pacifica e construtiva, visando à mudança intima dela, que, se aceitar nossa opinião e juízo, ótimo, pois começará sua reforma intima. Mas, se não aceitá-la e reagir de forma agressiva e desrespeitosa, com certeza mais adiante a própria vida a reformará e a tornará uma pessoa melhor.
A paciência implica em não buscarmos de forma precipitada e emocional as soluções que exigem racionalismo e calma até que as soluções apareçam. A precipitação, o impetuosidade, a ansiedade e a impaciência diante de fatos consumados não se justificam, porque não só não os alterarão como poderá agrava-los e torná-los insolúveis ou insuportáveis.
A resignação deve ser uma qualidade em todos os umbandistas, porque diante de certos fatos não nos resta alternativa e temos que nos resignar e dar um novo rumo à nossa vida.
A perseverança é indispensável, porque muitas vezes as dificuldades que surgem em nossa vida fazem com que nos afastemos dos trabalhos realizados no Templo que frequentamos, tornando ainda mais difícil superar os obstáculos que paralisam-nos, seja profissional, financeiro ou familiar.
Preservar a nossa fé é importantíssimo!
O humanismo é um estado de consciência que desenvolve em nosso intimo a bondade, a compaixão e a caridade, porque anula em nosso intimo o egoísmo, a soberba e a prepotência.
A caridade deve ser algo que brote no intimo de cada umbandista e faça parte do seu dia-a-dia, porque ela pode e deve ser praticada de muitas formas, desde uma palavra amiga de consolo, de esclarecimento, até de ajuda material aos menos favorecidos.
A concórdia deve ser buscada, primeiro para si, depois para aqueles que se encontra com o intimo e a consciência em conflito.
O perdão, no seu sentido mais elevado deve ser praticado pelo umbandista, começando por si e se estendendo aos que, em determinado momento e sob condições adversas nos ofenderam.

A LEI DE AÇÃO E REAÇÃO
Essa lei, que tanto é física quanto espiritual, nos ensina que cada uma de nossas ações desencadeará uma reação com a mesma intensidade.
Os Guias espirituais nos ensinam que todas as nossas boas ações despertarão em quem for beneficiada por elas uma reação positiva.
E que todas as nossas ações negativas despertarão em quem for prejudicada por elas uma reação negativa.
Também nos ensinam e nos recomendam que façamos o bem sempre que nos for possível e que resistamos o máximo possível à prática de ações negativas, porque, assim como o bem gera mais bem, o mal gera mais mal.
Também nos ensinam que uma má ação, ou ação negativa, só é anulada por uma ação positiva.

A LEI DE CAUSA E EFEITO
Essa lei nos ensina que todos os desequilíbrios e dificuldades, sejam elas espirituais ou materiais, só serão solucionados e resolvidos se descobrimos e atuarmos na causa que os desencadeou na vida de uma pessoa.
Por isso, antes de iniciarmos um tratamento através de trabalhos espirituais ou de ações mágicas devemos identificar muito bem o que esta causando o desequilíbrio, senão só combateremos os efeitos e não solucionaremos nada, porque as causas persistirão.

A LEI DAS AFINIDADES
Essa lei determina que as relações entre os seres aconteçam de forma equilibrada, porque não conseguimos suportar por muito tempo o que não nos é afim e repelimos o que nos é desagradável.
Ela explica também porque as pessoas saudáveis e equilibradas espiritualmente atraem bons acontecimentos e boas “companhias” espirituais, e explica porque pessoas doentes ou desequilibradas espiritualmente atraem maus acontecimentos, e más companhias espirituais.
Ela também explica porque uma pessoa se relaciona bem com determinada pessoa quando outras a evitam e até antipatizam com ela.
As atrações se estabelecem de forma natural e não há como evita-las, senão à custa de um grande esforço.
A LEI DA REENCARNAÇÃO
Essa lei nos esclarece que nossa vida terrena é só mais uma etapa em nossa jornada evolutiva e que as várias encarnações de um mesmo espírito visam a abertura de suas faculdades espirituais e servem para o aprimoramento de um estado de consciência elevado, onde subjugamos o nosso instinto e fortalecemos a razão e o nosso racional, desenvolvendo em nosso intimo uma têmpera e um caráter estáveis, que determinam que sempre procedamos em acordo com os princípios divinos e os princípios morais que regulam os procedimentos humanos.
A reencarnação tem diversas finalidades na vida do espírito que encarnou e, se alcançadas o conduzirão a um plano superior, onde seu desenvolvimento mental será utilizado em seu benefício e no dos seus semelhantes menos evoluídos.

A LEI DO RETORNO
A lei do retorno nos ensina que, o que fazemos hoje, mais adiante voltará para nós.
Ela é parecida com a lei de causas e efeitos, mas nessa lei uma ação nossa desencadeia uma reação em quem for alcançado por ela.
 Já a lei do retorno, ela determina que tudo o que geramos volte para nós após cumprir seus propósitos. Como exemplo, cito duas ações, uma positiva e outra negativa.

Ação Positiva:
Uma pessoa nos pede auxilio e fazemos um trabalho de magia para ajuda-la.
Essa nossa ação, após se realizar na vida da pessoa ficará plasmada no éter e, mais dia menos dia, caso nos encontremos em uma situação difícil ela se volta (ou se vira) para nós e começa a nos ajudar até que superemos nossas dificuldades.

Ação Negativa:
Uma pessoa, porque se sentiu ofendida por outra, recorre aos seus conhecimentos da magia negativa e faz um trabalho destrutivo contra ela, que será atingida de uma forma ou de outra.
Essa ação negativa, mesmo que tenha sido contada pela pessoa vitimada por ela, ficará plasmada no éter e mais cedo ou mais tarde retornará para a pessoa que a desencadeou.
Existe um principio divino que determina que tudo que alguém gerar e tornar ativo na Criação lhe “pertence”, seja algo bom ou ruim, útil ou nocivo, agradável ou desagradável, etc.
Esse princípio divino é um dos determinadores da Lei do Retorno, porque faze com que cada uma de nossas ações fique registrada em nosso campo mental, para, posteriormente nos ser devolvidas.
Resumindo, tudo o que geramos e colocamos em ação nos pertence, seja no campo religioso, seja no magístico.

- OS PRINCÍPIOS UMBANDISTAS
A Umbanda tem na sua doutrina um conjunto de princípios divinos que, se devidamente estudados nos revelam uma base religiosa reguladora do nosso caráter e da nossa moral, das nossas práticas mediúnicas e fundamentadoras da nossa religiosidade, aparentemente politeísta, mas que é monoteísta.
Para compreender como esses princípios são aplicados temos que desenvolver comentários sobre cada um dos já conhecidos por nós.
Vamos a eles:
-Principio da Fé
-Principio do Amor
-Principio do Conhecimento
-Principio da Justiça Divina
-principio da Lei Maior
-Principio da Evolução
-Principio da Geração
Cada um desses princípios é em si um poder divino que determina um dos sentidos de vida.
Também, cada um deles atua sobre toda a Criação através de vibrações divinas, gerando o que denominamos por “Sete Irradiações Divinas” ou “Sete Linhas de Umbanda”.
- O principio da fé atua sobre os seres regulando a religiosidade deles, sempre estimulando no intimo de cada um os sentimentos regidos pelo sentido da fé e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: - A crença, a convicção, a resignação, a paciência, a fraternidade, a bondade, a misericórdia, a compaixão, a confiança, etc.
Cada um desses sentimentos e qualidades, e os aqui não citados, nos colocam em um estado elevado de consciência e virtuosismo, sendo que o exercício deles no nosso dia-a-dia nos torna úteis e benéficos para as pessoas que convivem conosco, seja na família, no trabalho ou no centro que frequentamos.
- O principio do amor atua sobre os seres regulando a harmonia entre eles, estimulando no intimo de cada ser os sentimentos regidos pelo sentido do amor e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: - A bondade, o carinho, a afetividade, o amparo, a harmonia, etc.
- O principio do conhecimento atua sobre os seres regulando o aprendizado deles, estimulando no intimo de cada ser os sentimentos regidos pelo sentido do conhecimento e o desenvolvimento de qualidades, tais como: A criatividade, a memória, as recordações, a curiosidade, o questionamento, a busca de soluções, a inventividade, a arte, etc.
- O principio da justiça atua sobre os seres regulando no intimo deles o equilíbrio, estimulando os sentimentos regidos pelo sentido da justiça e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: A imparcialidade, o bom senso, a ponderação, a legitimidade, o respeito, a razão, o equilíbrio, a têmpera, etc.
- O principio da lei atua sobre os seres regulando no intimo deles o caráter e a moral, estimulando os sentimentos regidos pelo sentido da lei e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: A lealdade, a retidão, a fidelidade, o senso de direção, a moral, o caráter, o profissionalismo, a proteção, etc.
- O principio da evolução atua sobre os seres regulando no intimo deles as transformações, estimulando os sentimentos regidos pelo sentido da evolução e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: - A maturidade, a sapiência, a adaptabilidade, o senso de auxilio, o socorro, a fraternidade, etc.
- O principio da geração atua sobre os seres regulando no intimo a criatividade, estimulando os sentimentos regidos pelo sentido da geração e o desenvolvimento de qualidades afins, tais como: - A maleabilidade, a criatividade prática, o senso de família, a paternidade e a maturidade, a produtividade.
Os princípios divinos fluem através das vibrações divinas emitidas para toda a Criação pelas Sete Irradiações Divinas. Cada uma delas atua nos seres através do sentido correspondente, estimulando no intimo de cada um o desenvolvimento das suas faculdades mentais e o aprimoramento das suas qualidades morais.
É importante salientar que o ser é trabalhado como um todo e que o desenvolvimento pleno de uma das suas faculdades provoca alterações conscienciais, ampliando o virtuosismo e o humanismo em todos os sete sentidos.
Também é preciso salientar que, por traz de cada um dos sete princípios existe uma divindade, que é em si um mental divino do tamanho da Criação, que o rege e o irradia para tudo e todos dentro dela.
Dentro do estudo teológico umbandista nos é ensinado que cada uma dessas divindades regentes e aplicadoras desses sete princípios é um Orixá, denominado Orixá Original e nos ensina que a atuação deles em nossa vida e evolução se realiza a nível consciencial, alimentando “por dentro” as nossas faculdades mentais, auxiliando-nos na abertura, desenvolvimento e aprimoramento delas, desenvolvendo em nosso intimo um estado de consciência elevado e virtuoso. Fato esse que racionaliza o nosso instinto natural e estabiliza o nosso emocional, tornando-nos mais aptos a lidarmos com problemas de difícil solução, ou até insolúveis.
É preciso que as pessoas entendam que os princípios divinos atuam em nós visando nosso beneficio, nossa evolução e aperfeiçoamento consciencial. E que, quando estamos alinhados com as sete irradiações a evolução acontece de forma pacifica e agradável.
Mas, quando estamos desalinhados em relação a elas a nossa evolução é turbulenta e desagradável.
Inclusive, devido a desalinhamentos acentuados ou até inversões de polaridades magnéticas mentais, pode acontecer do ser regredir consciencialmente e acentuar de forma incontrolável o instinto e a emotividade, entregando-se aos mais variados vícios da matéria, fato esse que desenvolve no mental do ser um estado de consciência negativo que lhe acarreta muitos dissabores, além de desenvolver “vícios de personalidade”, tais como: - Intolerância, egoísmo, inveja, ciúme, soberba, ganância, insensibilidade, descrença, exibicionismo, prepotência, etc.
O desenvolvimento de um estado de consciência negativo desencadeia na vida do ser negativado a reação dos princípios mantenedores da vida e do equilíbrio dos seres.
Fato esse que coloca o ser em questão em choque com os poderes mantenedores da Criação e da evolução dos seres. Os choques são as reações às suas ações, classificadas como negativas e desequilibradoras da vida dos seus semelhantes.
Além disso, à medida que o estado de consciência negativa se acentua, o mental da pessoa em questão entra em sintonia vibracional com as esferas e as faixas vibratórias humanas negativas correspondentes, das quais, por afinização eletromagnética, a pessoa começa a atrair ondas vibratórias transportadoras de energias em padrões negativos, alimentadoras dos sentimentos, também negativos, vibrados continuamente por ela.
E, isto, acarreta outras consequências, tais como: - Exposição espiritual a tudo que existe nessas esferas e faixas; - exposição a espíritos que regrediram consciencialmente e procuram desesperadamente se ligar às pessoas para vampiriza-las energeticamente; - vulnerabilidade diante de espíritos inimigos retidos nas faixas vibratórias negativas humanas, que são verdadeiras prisões de espíritos enlouquecidos, dementados, vingativos, obsessores, degenerados, etc.
A reatividade acontece em regiões astrais correspondentes aos desequilíbrios internos já cristalizados em “estado de consciência” das pessoas em questão.
Assim, se uma pessoa se desequilibrou no sentido da fé devido à afronta direta aos princípios específicos reguladores da religiosidade dos seres, a reação vira das regiões astrais onde são recolhidos os espíritos das pessoas que regrediram no sentido da fé.
Se a regressão aconteceu no sentido do amor, a pessoa em desequilíbrio entra em sintonia vibratória mental com regiões astrais onde estão retidos pela lei maior os espíritos que regrediram nesse sentido. E assim ocorre com as pessoas que se desequilibram em outros sentidos, que ficam expostas às ações dos seus afins espirituais e a tudo mais que existir nas regiões às quais se expuseram.
Faz-se necessário todos saberem que o Divino Criador Olorum não pune ninguém, somente coloca, (através de “mecanismos” divinos existentes nos mentais de todos os seres), cada um em sintonia vibracional direta com as regiões astrais e com os espíritos que lhes forem afins.
            E, aqui, já estamos entrando nos domínios da lei das afinidades, que tem por função estabelecer as ligações dos seres com as regiões astrais que vibram nas mesmas frequências dos seus sentimentos íntimos.
- A LEI DAS AFINIDADES
Esta lei regula as ligações mentais e espirituais, estabelecidas o tempo todo pelos espíritos ou pelas pessoas.
As ligações acontecem entre espíritos, entre pessoas, e entre espíritos e pessoas, sempre em função dos sentimentos íntimos vibrados intensamente e que alteram o magnetismo mental, seja dos espíritos ou das pessoas.
O mental dos seres possui um magnetismo “oscilatório”, que tanto se eleva quanto se rebaixa e tanto se desloca para a esquerda quanto para a direita, etc.
Existe dentro do mental de cada ser uma escala eletromagnética graduada em graus positivos e negativos, à esquerda e à direita, a nordeste e sudoeste, a noroeste e a sudeste, assemelhando-se a um octógono subdividindo em graus ou faixas vibratórias eletromagnéticas.
São denominados eletromagnéticos justamente porque, se o magnetismo oscila para cima ele coloca automaticamente o ser em sintonia vibratória com a esfera e a faixa vibratória espiritual humana correspondente.
Ou seja: - Se uma pessoa possui um magnetismo mental estável e classificado como grau dois positivo (+ 2) o seu espírito está exposto à segunda esfera e à segunda faixa vibratória espiritual humana positiva, das quais só receberá energias positivas e só se ligará a espíritos afins, possuidores de um grau de consciência positivo e muito benéfico para quem se ligar a eles.
Mas, se a pessoa oscilar para baixo e cristalizar seu magnetismo mental no grau dois negativo (- 2), então entrará automaticamente em sintonia vibratória com a segunda esfera e com a segunda faixa vibratória humana negativa, e ficará exposta a tudo que nela existe, e que lhe é prejudicial, porque a carga energética que receberá será negativa, assim como também serão negativas as ligações que se estabelecerão, automaticamente com espíritos que regrediram ao grau vibratório -2.
Esses exemplos descritos acima são para mostrar o que acontece com as pessoas e espíritos que deixam de ser amparado pelos princípios divinos, devido ao desenvolvimento de um estado de consciência negativa.
As ligações afins se estabelecem automaticamente, inclusive entre espíritos que estão vibrando na mesma frequência.

Pai Rubens Saraceni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails