quarta-feira, 3 de abril de 2019


A religião de Umbanda definha muito rápido e talvez não haja mais tempo para recuperar nossa filosofia, me enviaram hoje um vídeo no Youtube de uma moça chamada Lauren, o qual ela fala sobre a própria entidade, me questiono muito sobre algumas pessoas, e algumas atitudes. Mas vamos abordar o assunto, mas a fundo, hoje a Umbanda está virando um folclore digital onde um monte de pessoas coloca-se como dirigentes, gerenciadores de terreiros, e buscam na verdade likes e curtidas para sobreviver da religiosidade. Pessoas que fizeram um curso e tem um diploma baseado em amacis feitos na hora, sem fundamento, sem conhecimento além do que a própria internet oferece...

Começamos a era onde pseudo dirigentes começam a filosofar uma Umbanda sem guias onde a intuição será o caminho, onde o espiritual responde tão somente a riscos me perdoem mas ponto riscado é além, onde os guias mandam as pessoas ao médico sem sequer se preocupar em benzer, deixar currículos em agencias de emprego sem sequer olhar a carteira de trabalho como antigamente, como deveria ser, sem ao menos dar passes ou receitar aquele banho para lavar os pés diante de uma simples frieira, que Umbanda é essa?

Umbanda que dá o direito a um monte de ex Umbandistas irem chorar no Facebook, ou no Youtube porque o guia foi malvado? Umbanda essa que o papai de santo ensina no terreiro Kama Sutra? Dá licença aqui viu! Fiquei sabendo que tinha curso online de locais Umbandistas ensinando os mistérios dos Candomblés.... Eita que ai a corda arrebenta se metendo no culto alheio? Eu amo e admiro o Candomblé, estudo, aprecio, e entendo, mas eu respeito, se eles não ensinaram que diabos vocês estão dando aula do que nem a vocês pertence?
Depois me veio a história de Kimbanda e Quimbanda.... (risos eternos) me dei o trabalho de ler e ouvir e vocês realmente nem saem do que estão falando isso se torna vergonha alheia somada a vergonha coletiva, aquele foi um dia que me envergonhei de ser Umbandista, não pela religião mas pela atitude dos dirigentes hi tech... mas tá bom um sumiu, outro virou anticristo, e os demais devem estar recebendo demandas até 2040... religião de matriz africana meus bons amigos é diferente da ponte pra cá... depois da segunda página não tem brincadeira e nem dó....

“La nas matas da Jurema é uma lei sem dó. É uma lei sem pena”

Começo a desconhecer a Umbanda, sem a camarinha, sem as iniciações, uma Umbanda tão iluminada que Exu virou amigo, perdeu a dualidade e não mais tememos esta força uma vez que Exu agora fala manso e não bebe mais marafo, e trocou seu charuto por cigarro de ervas, ele não mais repreende o filho e sim acolhe em um abraço mimizento colocando as pessoas quase que em posição fetal, tão bom está Exu afinal as zonas umbralinas o inferno cantado outrora em pontos não deve mais ser tão ruim.

Cuidado Exu dá Exu tira, Exu faz Exu desfaz... vocês só fazem o ponto valer
“Eu amei alguém e esse alguém não ama ninguém”

Saiam deste ciclo vicioso onde você é sempre o culpado por tudo e ninguém pode fazer nada... você pode sim...

Em tempos modernos temos uma Umbanda que já não mais representa o Caboclo com seu silencio e olhar denso se não de olhos fechados, os baianos e suas espadas de São Jorge que eu tanto temia e tanto tomei espadada nas pernas pelas malcriações de infância, o mundo realmente mudou e as entidades mudaram junto?
Como pessoas que nunca pisaram no chão frio e sequer querem se abaixar e passar pela primeira fase Umbandista aquela de pegas as bitucas com a mão, cambonear, servir os guias, se tornam dirigentes? Estão pagando para isso? Quanto custa este aprendizado?
Agora podemos pagar, pular todas as etapas, dizem por ai que temos Ubandaime, Umbanganja... Jajá estaremos na Umbancrack e Umbanpó... Preceito sempre foi preceito sem álcool, relação sexual e sem drogas, e o que tira minha plena consciência para mim não serve, sobre os Daimistas respeito, mas Umbanda uma coisa Daime outra, em outrora perdemos muito com os Umbandomblés parece que sumiram, ou sei lá já “fuderam” o que tinham de ferrar. A Umbanda tem a maior qualidade que se perde em seu maior defeito as pessoas confundem “a nenhum negaremos” com traz tudo de fora que pode entrar.

Venho de uma religião sem estudos baseada em que a espiritualidade passou a minha Mãe de Santo ela não era “dirigente” era Mãe de Santo e batia como mãe mas ajudava como tal, e não tinha meia conversa ou meia proza é aquilo e pronto.

Conheci um velho, um cara muito gente boa após a partida de minha Mãe o S.r. Rubens Saraceni, cara bom inteligente dotado de muita espiritualidade e ele me ajudou muito, mas infelizmente o legado dele se foi com ele, ele não deixou substitutos e nem temos de acreditar que alguém possa servir como tal, mas ele trazia dentro dele a mesma verdade que sempre acreditei... e ponto minha formação religiosa de mais de 20 anos se deu com essas duas fontes, que infelizmente secaram.


E a essa nova geração só digo uma coisa: Cuidado, hoje sabemos o que significa, mas só quem tem mandiga carrega patuá...

Não me venham com a história que não existe demanda, existe sim e todo mundo adora por baixo dos panos, mas só macumbeiro ferra macumbeiro!

Manda mas manda aquela pra eu lembrar as de dor de barriga nem ligo mais!

 Meu nome Igor.... Sacerdote? Dirigente? Sou de outro tempo Pai Igor...

Eu ando com as almas dos Caboclos e Africanos que vocês exterminaram e nunca descansaram em paz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails