quarta-feira, 6 de julho de 2011

Umbanda é Caridade (Cuidado com os picaretas)


A vezes eu ando por ai e vejo que muitos tem 4 palavras a me dizer, Umbanda não é caridade. Eu recentemente passei por uma situação muito inusitada, filho de berço de minha tia e Mãe de Santo comecei a frequentar uma casa "teimoso" minha tia sempre me alertou, enfim nesta casa não posso negar o Axé recebido, e o bem que me foi feito, mas em algum tempo eu comecei a ver minha vida desmoronar...

Desespero veio ao natural e a mãe da casa me disse que eu tinha de fazer uma entrega a 11 entidades, isso mesmo "11" e se não o fizesse meu caminho seria a morte, detalhe: para descobrir e determinar o trabalho eu tive de pagar R$100,00 por uma consulta particular com a entidade da casa, iludido e com medo paguei, minha Tia a esta altura do campeonato nem ao menos me lembrava dela. Amigos a minha surpresa foi grande pois a cada entidade eu deveria fazer uma entrega e a mãe me cobraria R$200 por cada entrega fora material e transporte, eu realmente fiquei indignado e pensei: Cadê a caridade?

Como um flash em minha cabeça lembrei da minha tia corri ao telefone e falei com ela...

Hoje estou bem graças a Deus, e tenho uma solução muito boa para muitos problemas as vezes os quais cassamos com nossas mãos. Fé em Deus, Fé naqueles que carregamos, e principalmente Fé em nós mesmos.

A lição acima foi dada por minha Tia e Mãe de Santo, eu gastei apenas joelho para ajoelhar e rezar, um monte de Fé que se exerce e 4 velinhas brancas, mas com certeza atos que mudaram minha vida.

Depois disso tudo passei por uma boa limpeza espiritual e estou aqui "Formoso". Ajudei minha Tia sim, mas não pelo valor que ela não cobrou e sim pela Caridade exercida por ela, retribui conforme tocou meu coração.


Será normal se cobrar pelas palavras amigas de um Preto-Velho, pela energia revigorante de um Caboclo, pela pureza de uma Criança ou pela proteção de um Exú. Que devemos cobrar pelo que nos foi dado gratuitamente?

É certo tirar proveito daqueles que procuram por ajuda e já estão necessitados?

A mediunidade é um dom, mais que um dom, um presente divino. Uma forma de atingir o coração das pessoas mais necessitadas e lhes encher de carinho e segurança.

Afinal, a Umbanda também é amor! Amor pelos encarnados e pelos desencarnados.

Amor por ajudar aos necessitados. Amor pela caridade, pois a Umbanda é acima de tu-
do amor pela caridade!

Desde que foi revelada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, a caridade foi colocada como alicerce da Umbanda. Pois a Umbanda é louvação à Deus. E Deus é amor e caridade. E todas as entidades que estiverem dispostas a trabalhar em prol da humanidade terão seu lugar em um verdadeiro terreiro de Umbanda. Afinal, a Umbanda é serviço prestado ao próximo, é se esquecer do orgulho humano e aprender a ser humilde. Aprender a respeitar o sofrimento alheio como se fosse o nosso próprio sofrimento.

Ser Umbandista é ter sempre o coração aberto ao novo. Pois a Umbanda é filha do preconceito, e na Umbanda não se deve existir discriminação. Somos todos iguais! Em gênero, cor (todos somos da raça humana) e classe social!

Na Umbanda não há distinção entre os encarnados e nem entre os desencarnados. Afinal, somos todos filhos de Deus. E todos merecemos ser tratados com amor e dedicação.

Na Umbanda todos temos o direito de buscar e obter o auxílio necessário para nossa evolução. Pois evoluir é necessário. E não há meio melhor de se evoluir do que coma prática da caridade, do que sendo caridoso. Como diz Pai Pery, “fazer caridade é importante,ser caridoso com o irmão é essencial”. Ser Umbandista é ser caridoso!

Então meus irmãos, não se iludam! Não se deixem enganar por quem diz que devemos pagar para obter auxílio em um terreiro de Umbanda. Não se deixem enganar por quem diz que a Umbanda é uma fábrica de desejos e lhes promete tudo com prazos. Pois a Umbanda, também é merecimento.

Seja caridoso meu irmão, e então serás Umbandista. Umbandista de corpo, alma, mente e coração.

Umbandista a serviço da caridade.

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu frequento uma casa, que aparentemente é muito boa, que não cobra por nenhum trabalho de mandala, nenhum tratamento, consulta ou passe. Mas antes de cada gira, o Pai sempre dá uma paletra e ao fim dessa palestra gosta de dizer que "lá não se cobra nada, mas tudo cobram deles (água, luz, aluguel, etc)". Ouço isso todas as semanas, há um ano. Já ajudei muito motivada por agradecimento às entidades, mas é certo jogar na cara dos frequentadores que nada é cobrado, mas temos que ajudar a pagar a água ou luz? Tenho certeza que muita gente ajuda por sentimento de agradecimento, mas eu mesma já doei dinheiro por causa desses sermões. A doação tem que ser espontânea e tenho certeza que todo mundo que fica satisfeito, doa espontaneamente e de coração. Ser coagido a isso não seria o mesmo que cobrar, mas disfarçado com outras palavras?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Pat Kovacs, eu acho muito interessante o ponto de vista da caridade, quem faz caridade recebe caridade,com certeza precisamos sempre ajudar e sendo de coração tenho certeza que tudo se multiplica se me entende bem, muitos lugares nos pegam pelo psicológico e isso é muito complicado pois você ja chega ao local com sentimento de culpa, local onde temos de estar o mais serenos possiveis. Cabe a todos nós aceitarmos ou não tal situação! Sempre se pode resolver com uma boa conversa, porque não procura se sentar com seu Pai e conversar isto pode ser bem legal... Certa vez um amigo meu Pastor de uma Igreja me falou de tamanha complicação que é o dizimo tanto para quem pede quanto para quem dá, a Igreja precisa de sustentabilidade mas seria justo ele pagar as contas do bolso dele, orar, ajudar, fazer caridade, tudo com ele? mas também não é justo ele impor valores e cobranças maçantes e diarias nos cultos... então ele decidiu não mais pedir dizimos e colocou ao lado do altar uma caixinha chamada a caixinha da oferta e quem se sentir a vontade no final do culto se dirige a ela e deposita o que tocar no coração... hoje ele se sente muito mais a vontade assim como os frequentadores da Igreja. e este exemplo eu deixo para nós Umbandistas... Dinheiro rege o mundo mas dinheiro não pode reger nosso espiritual... Axé

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails