terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Terra de Aruanda - Fundamentação de Exu - 20/12




Orixá Exu Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda Em 1995 tive a oportunidade de ler algo novo para a Religião de Um­banda, uma obra psicografada, O Cavaleiro
da Estrela Guia. A identifi­cação foi tamanha que procurei os outros títulos do autor Rubens Saraceni. Então, me chegou às mãos o título O Guardião da Meia Noite, um romance que em poucas palavras, de uma forma agradável e envolvente, nos esclarece sobre quem são as entidades que se apresentam como Exu na Umbanda, que são Guar­diões e protetores da Reli­gião e de seus adeptos. A publicação deste livro (N. da R.: Orixá Exu) é um marco dentro da literatura umbandista, não ape­nas por ter aberto para a re­ligião o campo da obra psi­cografada, até então pouco ou quase nada aproveitado, mas por trazer para o adepto o escla­recimento necessário e a segu­rança para trabalhar com seu “Guardião da Lei” na Umbanda, e para o não adepto, a des­mis­tificação da entidade Exu.









Logo, O Guardião da Meia Noite se tor­nou a obra mais lida da litera­tura umbandista.
Rubens Saraceni não parou mais, pu­blicou toda uma série de livros sobre os Guardiões da Umbanda (Os Guar­diões da Lei Divina, O Guardião da Séti­ma Passagem, Guardião das Sete En­cru­zilhadas, O Guardião da Pedra de Fogo, O Guardião das Sete Cruzes, O Guar­dião do Fogo Divino, O Guardião dos Caminhos, Os Guardiões dos Sete Por­tais e Guardião Sete) livros que mostram toda uma realida­de vivida por estas entida­des na Umbanda e no as­tral. Em 1996, mais uma vez inovando, Rubens Sarace­ni criou um curso livre cha­mado “Teologia de Umban­da Sagrada”, no qual todo um conhe­cimento sobre o Orixá Exu começou a ser apre­sentado. Aprendemos que, assim como Deus tem nomes diferentes nas di­versas culturas, divinda­des assumem nomes e formas diferentes. O que se mantém é a essência de cada uma, facil­mente identificada por suas qualidades. Assim, Exu é identificado em outras culturas como Elegbará (gêge), Aluvaiá (banto), Bes e Min (egípcia), Pã e Hermes (gre­ga), Savitri e Shiva (hindu), Kanamara Matsuri (japonesa), entre outros.




Também nessa épo­ca, uma das apostilas deste curso, foi organi­zada e publicada com o nome de Livro de Exu: O Mistério Revelado, no qual é apresentada a re­lação do médium com seu Exu de Trabalho, Exu Guardião e Exu Natural. O Orixá Exu se revela como o Trono da Vitali­dade.
Quando pensamos que muito já havia sido revelado, então o autor, ou melhor, o revelador, nos traz mais uma revelação: a questão dos “fatores” de Deus. Cada fator corres­ponde a uma ação na criação, cada ação a um verbo e a uma Divindade, Orixá, correspondente. Em duas obras, Tratado Geral de Umbanda e Lendas da Criação, foram apresentados os “Fatores dos Orixás”, Nelas aparecem os fatores de Exu, ou seja, as ações que Exu desempenha na criação. Apenas para se ter uma idéia do que estamos falando, cito os fatores de Exu com a letra A: Abacinador, Abafador, Abirritoador, Achador, Acontecedor, Acornador, Acunheador, Adiantador, Agarrador, Agostador, Alabirintador, Aluidor, Amontoador, Anavalhador, Antevedor, Argolador, Arpoador, Arran­jador, Arrastador, Arrepiador, Arrui­nador, Assustador, Atalhador, Atinador, Atrofiador e Avisador. Em Lendas da Criação aparece um trio que “rouba a cena” (Orixá Exu, Orixá Pombagira e Orixá Exu Mirim).




Ficamos encantados com a presença de Exu Mirim, praticamente inexistente na literatura umbandista. Tempos depois, fomos surpreendidos com o livro Orixá Exu Mirim, que esclarece e fundamenta teologicamente o Mistério Exu Mirim na Umbanda.
“Orixá Exu” de Rubens Saraceni, Editora Madras.



Texto escrito por Sacerdote Nabil Traboulsi, Um grande amigo que o destino veio a apresentar
Irmão seja bem vindo!

2 comentários:

  1. irmão gostaria de perguntar a você porque recebo uma entidade que me deixa quase sentada, apoiada em uma perna e que limpa os pés dos outros e o próprio chão, você pode me responder de quem se trata? no momento entou iniciando a minha mediunidade em um centro espírita que faz socorro espiritual.
    Obrigada e muita luz pra você.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails